NANOTECNOLOGIA
NANOTECNOLOGIA
Nanotecnologia pode ser definida por três características:
- Nanotecnologia é a pesquisa e desenvolvimento de tecnologia com materiais na escala de 1nm até 100nm.
- Nanotecnologia cria e usa nanoestruturas que possuem novas propriedades devido ao seu tamanho.
- Nanotecnologia é a manipulação de materiais e estruturas manométricas.
A Nanotecnologia pode ser definida como “a arte e ciência de manipular matéria na escala nano“ e possibilita projetar, criar, desenvolver, manipular, caracterizar nanomateriais que exibem novas propriedades. Tal é que em breve o modo de consumo da sociedade mudará (espero que para melhor). Em breve dispositivos terão melhores desempenhos, sensores a base de nanomateriais, celulares mais rápidos (principalmente baterias duráveis), câmeras fotográficas com lentes de alta definição, Hard Disc com mais capacidade de memória, detecção de doenças, monitor de pressão, etc.
A história da nanotecnologia começou com Richard Feynman em 1959 numa conferência da qual ele deu uma palestra intitulada como: “There’s Plenty of Room at the Bottom” [1]. Nessa palestra ele discute a possibilidade de uma tecnologia que tornaria possível manipularmos a matéria numa escala bem abaixo de nossos olhos, a escala nano. Supôs que seria possível colocar toda a enciclopédia da Inglaterra na cabeça de um alfinete em ocasião da grande área superficial. Ainda nessa ocasião ele arriscou a dizer que nos anos 2000 iríamos olhar para o passado e questionar porque ninguém até 1960 nunca pensou ir nessa direção.
Embora Feynman tenha sido considerado o pai da nanotecnologia, o primeiro que usou o termo “nanotecnologia” foi o Japonês Norio Taniguchi em 1974 [2]. Na década de 1980 K. Eric Drexler populariza a nanotecnologia com seu livro “Engines of Creation: The Coming Era of Nanotechnology“. Ridicularizado na época, hoje é considerado um cientista visionário.
Obs:Você pode ler aqui sobre os papéis dos minerais... nas informações gerais sob o título “Notícias”.
Esta informação é conhecimento científico atual e destina-se a fornecer uma visão geral - sem referência aos nossos produtos.